Intro

Projeto de Extensão Café com Startups

Atualmente o termo Startup está na boca e no pensamento de muitas pessoas. Infelizmente existem muitos termos neste universo (principalmente em inglês) que confundem os entusiastas. Neste projeto de extensão pretende-se criar um grupo de estudos sobre Startups dentro da universidade mas aberto à toda a comunidade. Neste grupo serão apresentadas algumas informações sobre o universo das Startups e os participantes terão a oportunidade de desenvolver uma ideia de Startup e apresentá-la ao grupo (pitch) para receber ideias e crı́ticas construtivas sobre ela. Tudo isso enquanto aproveita um café e socializa com outros participantes.

Mas o que é uma Startup ?

Formalmente são empresas que estão em estágio inicial de operação e testam a hipótese de que um determinado modelo de negócio, produto ou serviço que produzem atende ou não a demanda de um público alvo. Uma Startup não é uma empresa pequena. É uma empresa que testa um modelo de negócio, produto/serviço e está fortemente relacionada à tecnologia, mesmo que não seja uma empresa tecnológica. Startups também possuem outras caracterı́sticas, ser escalável e replicável.

O interesse pelas Startups vem do fato de serem ambientes de inovação onde existe uma forma nova de abordar problemas, um alto risco inerente e desta forma altos ganhos envolvidos. Várias Startups se transformaram em empresas extremamente lucrativas e respeitadas.

Uma Startup inicia com uma ideia de produto/serviço geralmente desenvolvida pelo fundador da Startup (ideação) que precisa ser apresentada e criticada por pessoas externas. Em algum momento o fundador se associa a outros sócios (agora chamados sócios fundadores) para juntar conhecimentos de diferentes áreas (tecnologia, marketing, administração, RH, etc). Geralmente existe um Mı́nimo Produto Viável (MPV) desenvolvido para rapidamente e a baixo custo testar se a o produto/serviço é bem aceito pelo público (validação da ideia). Muitas vezes a validação mostra que o desejo do cliente é um pouco diferente da visão dos fundadores. Neste caso, o fundador muda o objeto alvo de sua Startup (pivota) para se adequar à demanda do mercado.